terça-feira, 18 de agosto de 2009

Gol recebe certificado de segurança operacional e pleiteia entrada na Iata


A Gol é a 350ª companhia aérea do mundo a receber o certificado IOSA (Iata Operations Safety Audit). A conquista da certificação de segurança operacional foi celebrada na manhã desta terça-feira (18/08), pela diretoria da Gol Linhas Aéreas em conjunto com o diretor Geral e CEO da International Air Transport Association (Iata), Giovanni Bisignani, na sede da empresa, em São Paulo. "Esse certificado e a criação da Diretoria de Segurança Operacional em maio deste ano sob o comando do executivo Sérgio Quito contribuirão para que a Gol tenha condições de pleitear sua entrada como membro efetivo da Iata num futuro breve", destacou o presidente Constantino Oliveira Jr. Criado em 2003 pela Iata para disseminar a filosofia de segurança dentro das companhias aéreas e nas próprias autoridades governamentais, essa é a quinta vez que o Giovanni Bisignani entrega pessoalmente a certificação. A cada dois anos, todas as empresas aéreas que possuem esse reconhecimento passam por novas auditorias. Na Gol, especificamente, a primeira auditoria aconteceu em dezembro do ano passado. Os consultores da Iata passaram cinco dias avaliando aáreas como os comitês da Qualidade e de Prevenção de Acidentes, Quality Assurance, Safety, Security, Operações, Manutenção, Aeroportos, Tripulação Técnica, Tripulação Comercial e Cargas. De acordo com Sérgio Quito, diretor de Segurança Operacional da Gol, ao receber a IOSA a companhia está alinhada a uma exigência internacional de abordagem sistêmica da gestão operacional de empresas aéreas. "Nossa meta agora é olhar para o futuro, antecipando tendências. Por isso estamos investindo na conquista de um outro importante certificado internacional e que passará a ser uma exigência a partir de 1º de janeiro de 2011. Cerca de 80% deste trabalho já está sendo feito", explica Quito. O presidente da Gol, Constantino Oliveira Jr, ressaltou que além de prestar credibilidade à empresa, o IOSA poderá aumentar os acordos comerciais e de code-share com companhias estrangeiras que operarm voos intercontinentais para o Brasil e América do Sul. "Sem contar o ganho de milhas para os passageiros Smiles, a redução de custos de nossas operações e a ampliação de nosso papel de benchmarking e consultoria", completa Oliveira Jr.
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imagem. 737-800, PR-GIO

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