WINGLETS
Esquisitice que traz
segurança e economia
Todos que freqüentam aeroportos já reparou em jatos modernos a presença de uma dobra na ponta das asas. Geralmente presentes em 737 NG – Next Generation – e em Airbus das famílias de A319, 320 E 321. É um acessório imponente nas asas das aeronaves que trouxe as companhias aéreas economia e segurança, mas que também foi utilizado no marketing com o logo da companhia aérea, uma verdadeira obra de arte e uma mistura de cores e variedades que colorem os aeroportos.
Na Boeing, o apêndice foi nomeado winglet. Na Airbus, já usam o nome de fence. Ambos tem a missão de cercar o ar disciplinado que corre na extremidade de qualquer asa.
Mas como uma pequena peça na ponta da asa pode influenciar na economia e segurança de uma aeronave? Primeiramente, o objetivo dessa harmoniosa peça é conter o vórtice de vento formado na asa quando não é aderido o winglet ou fence. Esses vórtices se assemelham com pequenos redemoinhos, mas horizontais, efeito sentido por uma aeronave que esteja muito próxima a que está na frente.
Esquisitice que traz
segurança e economia
Todos que freqüentam aeroportos já reparou em jatos modernos a presença de uma dobra na ponta das asas. Geralmente presentes em 737 NG – Next Generation – e em Airbus das famílias de A319, 320 E 321. É um acessório imponente nas asas das aeronaves que trouxe as companhias aéreas economia e segurança, mas que também foi utilizado no marketing com o logo da companhia aérea, uma verdadeira obra de arte e uma mistura de cores e variedades que colorem os aeroportos.
Na Boeing, o apêndice foi nomeado winglet. Na Airbus, já usam o nome de fence. Ambos tem a missão de cercar o ar disciplinado que corre na extremidade de qualquer asa.
Mas como uma pequena peça na ponta da asa pode influenciar na economia e segurança de uma aeronave? Primeiramente, o objetivo dessa harmoniosa peça é conter o vórtice de vento formado na asa quando não é aderido o winglet ou fence. Esses vórtices se assemelham com pequenos redemoinhos, mas horizontais, efeito sentido por uma aeronave que esteja muito próxima a que está na frente.
Mas não foi devido a esse caso especifico que os winglets ou fence foram elaborados. Na verdade eles têm que gerar um pouco de economia, impedindo o fluxo de ar que aumenta o arrasto da aeronave, além de contribuir para o desempenho aerodinâmico da asa. A economia trazida por essa engenhoca é singela, correspondente a apenas 3%, mas em tempos de crises é melhor não arriscar, e sim economizar,
Lembrando que atualmente esse apêndice está presente também em algumas aeronaves como o Embraer 190 e em grandes aeronaves como o Boeing 767-300 ER
Winglet presente em Boeing 767 300 ER
Presente em Embraer E 190
Tradicional no 737 800 da Gol
Fence presente em A 320, comum em aeronaves da TAM
737 800 da Varig com winglet, uma obra de arte
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