Outro dia eu estava procurando propagandas antigas em revistas e jornais. De repente encontrei uma que me chamou atenção. Era tão antiga que o preço ainda era em Cruzeiros. A edição da revista era do ano de 1989.
Década de 80, na qual a Varig recebe seus DC-1O.Investimentos em propaganda eram bem maiores do que atualmente
Fui folheando, mas não tinha esperança alguma de encontrar uma boa propaganda que me fizesse lembrar dos velhos tempos, mas então quando virei a pagina vi a imagem de um homem sentado em uma poltrona de avião, estilo floral, bem usado na época e em cima estava escrito:’’África a Varig lhe oferece muito mais.’’ Fiquei boquiaberto e sem reações. Por alguns instantes, recordava da como eram os velhos tempos em que a Varig, não somente ela, mas outras companhias, operavam destinos que hoje poucas companhias fazem. Na propaganda mostrava a imagem do brilhante DC 10-30 com a pintura da antiga Varig. Lançamento na frota da empresa do Brasil como era chamada.
Além disso encontrei um encarte também da Varig na qual mostrava a gama de vôos entre o Brasil. Para se ter uma idéia, entre Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, a Varig fazia nada mais que 124 vôos diários, na maioria deles com freqüências de segunda a sexta-feira.
Ainda nesse encarte, informava o horário dos vôos e uma frase assim: A aeronave mudou, mas os horários continuam os mesmos. Os destinos eram Lagos, Abdjan, e Dacar. E só de imaginar quem voara em rotas tão glamurosas que hoje nem existem, me dava vontade de chorar. Concordo que sou um pouco nostálgico nesses pontos, mas quem não se emocionaria?
Se você parar para pensar, que companhia aérea faz rotas como essas? Hoje as companhias – pelo menos as do Brasil – não arriscam tanto ir para destinos diferentes como esses, para isso existem duas explicações. A primeira é a falta de demanda de passageiros para tais destinos, ou a segunda é a falta de exploração global de destinos pelas aéreas brasileiras, mas que em outras companhias fazem sucesso ir até essas cidades.
É lógico que a TAM não precisa operar rotas até Honolulu, mas que existe uma falta de ousadia entre as empresas, você pode apostar. Se bem que o inicio de vôos para Orlando que a TAM faz é um pequeno grande passo para empresa que está crescendo todos os anos.
Isto significa que os investimentos em marketing feito pelas companhias aéreas reduziu drasticamente nas ultimas décadas, por isso era mais fácil acompanhar o que se passava numa aérea antigamente do que nos dias de hoje. De fato, é fundamental esse investimento e até um pouco de ousadia por parte das empresas comerciais de aviação em optar por operar em novas rotas.
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