Depois de muita polêmica e várias reuniões, a secretaria Estadual do Meio Ambiente entrou em acordo com a Infraero, determinando o fim das operações aéreas do aeroporto Santos Dummont nos horários de 22h30 às 6h. O prazo para a suspensão dos vôos é de 15 dias. Ponte aéreas neste período da noite e madrugada terão que ser desviados para o aeroporto Internacional Tom Jobim.
A secretária estadual do meio ambiente, Marilene Ramos, informou que a multa de R$ 25 mil aplicada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente será cancelada, por entender que a reunião teve resultado positivo. Um documento oficial firmando o acordo será assinado por todas as entidades envolvidas, entre elas Infraero, Inea e Anac.
Durante a reunião também foi decidido que a Rota 2 - usada por aviões em procedimentos de pouso sobrevoando oito bairros da zona sul e do centro- não será desativada. O trajeto poderá ser usado sempre que as condições atmosféricas forem desfavoráveis para o uso da Rota 20, que passa pela Baía de Guanabara, o que corresponde a cerca de 30% dos casos.
Na próxima terça-feira técnicos da Infraero e do Inea se encontram para estabelecer créditos de um estudo de medição de ruídos nos oito bairros afetados pela Rota 2. O trabalho será feito para que a Infraero consiga licença de operação. Antes disso, a empresa vai receber permissão de instalação após o pagamento da compensação ambiental pelas obras de ampliação. O valor equivale a R$ 300 milhões.
de> m&e
Nenhum comentário:
Postar um comentário