De acordo com a assessoria de comunicação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a Azul Linhas Aéreas e a Trip Linhas Aéreas poderão ser as duas novas companhias aéreas a investir no mercado de João Pessoa. As duas empresas pretendem aumentar em 26% o número de voos entre as capitais do Nordeste e o aeroporto Castro Pinto seria atendido com cinco novas rotas. Atualmente, o aeroporto conta com voos da Tam e Gol.
As propostas de ocupação do espaço aéreo do Nordeste serão discutidas na próxima segunda-feira durante a reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, no Recife. A Sudene realizou um estudo sobre a malha área na região e detectou problemas de locomoção entre as capitais nordestinas. Por exemplo, Teresina (PI) só tem voo direto para Fortaleza (CE). Já para o passageiro chegar em Aracaju (SE) de Recife (PE) precisa passar por Salvador (BA). A falta de infraestrutura dos aeroportos também foi detectada no estudo.
Após esta constatação, a Sudene manteve contato com todos os governadores do Nordeste para que fosse analisada uma proposta a ser feita para as companhias aéreas nacionais. Na proposta, segundo a assessoria da Sudene, estaria a isenção de 75% do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (benefício que qualquer indústria recebe ao se instalar no Nordeste), assim como a redução de Impostos de Circulação de Mercadorias (ICMS), que seria negociada direto com os Estados.
Das companhias aéreas contatas, a Azul e a Trip responderam de forma positiva e encaminharam à Sudene um estudo de possíveis rotas rentáveis.
Fonte: Mercado e Eventos
Fonte: Mercado e Eventos
Nenhum comentário:
Postar um comentário