quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Editorial 2009

2008 Um ano de de substituições

Vamos começar pela TAM que encomendou novas aeronaves incluindo 777 e 767, e as implantou em suas rotas, foi um ano de crescimento , não só para a TAM como para todas – muitas - companhias aéreas.
A empresa parou de operar com seus Fokker 100 e passou a substitui-los por equipamento Airbus, expandiu rotas pela América Latina e pela Europa e Estados Unidos, o que certamente foi muito positivo para empresa. Os 777 foram destinados a operar rotas entre São Paulo e Recife, mas passaram a operar a rota São Paulo/Frankfurt e Londres, sendo ela a maior aeronave em aspecto de capacidade de passageiros da empresa, passou a operar a rota até Madri com o A 340, trocando o MD 11, o mais importante foi a TAM se ingressar na Star Alliance, o que lhe concedeu benefícios em sua receita, fazendo com que a TAM cresça e se torne cada vez mais conhecida pelo mundo, além de já ser a maior empresa do Hemisfério sul.

Para a GOL-Varig o ano também foi de sucesso, devolveram os 737 300 que serão substituídos ao longo de 2009 por Boeing série 800, chegando num total de 108 aeronaves na frota. A GOL decidiu acabar com a marca Varig em suas aeronaves, mas ampliou seu programa de milhagens e conseguiu ser uma empresa que representa 40% na divisão de mercado. Ofereceu novos vôos saindo do Galeão até algumas capitais do Norte e Nordeste do país. Abaixou tarifas para o final do ano, ampliou freqüências para Argentina, melhorou seu cardápio na Ponte aérea (apenas) trocando barrinhas de cereal por Sanduíches e pratos quentes, resultando em elogios aos passageiros que são acostumados a voar na Ponte Aérea pela GOL, implantou duty free a bordo de suas aeronaves nos vôos internacionais para Buenos Aires, Santiago, Caracas, Montevidéu e Bogotá um catálogo com cerca de 80 produtos, recebeu aeronaves novas da família Next Generation, mas cometeu um grande deslize no final desse ano. Foi a empresa aérea que mais apresentou atrasos nos últimos dias, chegando num percentual de 51.9% de vôos atrasados num único dia.

O Brasil ganhou uma nova empresa aérea que a cara do nosso país,a Azul que começou a operar em Dezembro do ano passado, com claros diferenciais a bordo, o principal dele é que é uma empresa que possui aeronaves sem a poltrona do meio, sem limite de quantidade na hora de servir, e uma empresa que não praticará o Overbooking nunca, além de ter escolhido aeronaves genuinamente brasileiras, Embraer sendo 195 e 190, com vários dispositivos de segurança, incluindo os Head Up Displays (HUD’s).
A Azul tem a principal missão de interligar cidades que não tem uma cobertura completa de vôos para os grandes centros sem escalas desnecessárias, garantindo agilidade entre os trechos.

A OceanAir esse ano melhorou – em parte – Um dos motivos de melhora é a implantação, atrasada de Web Check-in, o que por sua vez, só é efetuado em São Paulo e no Rio de Janeiro e fez um plano de substituições de aeronaves. Deixou os grandes aviões e preferiu operar com os Fokker, uma operação boa para empresa, que resultou em benefícios para o andamento financeiro saudável.


No mundo, Lufthansa compra a Austrian Airlines,se tornando mais forte no cenário da Aviação comercial, fez reduções de gastos, para manter o controle financeiro na média. A Boeing atrasou a entrega do 747 800 , 787 e até o 737 entrou nessa lista de atrasos, difícil de acreditar. A American ampliou vôos para o Brasil , incluindo vôos de Salvador, Recife e Belo Horizonte para Miami. British estudou uma possível fusão com a Qantas, mas nada foi comprovado até agora, comprou jatos Embraer. A Alitalia afundou no fundo do posso, sem previsões de uma espetacular volta, mas sim o retorno normal das operações no dia 13 desse mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite o nome - no campo abaixo - de uma companhia aérea como TAM, Gol, Azul para ler todas as notícias publicadas sobre esse assunto escolhido.

aviation magazine busca

Leia nossa série de Nostalgia aqui no Aviation Magazine.
Clique na imagem abaixo para ler.

DESTAQUE - FEATURED

DESTAQUE - FEATURED
Dubai | Destination

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro | Destination

Flight Note | TAM

Editorial | Velhos Tempos

Nova série WINGLETS.

New York | Destination

Leia já

Leia já
Constellation | Aeronaves

Visitantes Visitors