A desaceleração econômica e a conseqüente queda na renda das famílias, aliadas ao fim da alta estação, serão os motivos da disputa. Outro fator adicional será a operação da Azul, que deverá fazer com que os preços caiam, em média, 30% até o fim do ano, nos mesmos trechos voados pela concorrência, segundo projeções do professor Vladimir Silva, do Instituto Cepta, consultoria especializada no setor. (Turismo doméstico em alta em 2009)O cálculo foi feito com base na comparação de valores cobrados pelas companhias entre janeiro de 2001, quando a Gol estreou no mercado, e dezembro de 2006. Mas a queda dependerá da capacidade da Azul de firmar-se no mercado e conseguir apressar a chegada de novos aviões para ampliar a malha.
A empresa chegará ao fim de janeiro com seis aviões e cinco cidades atendidas a partir de Campinas (SP). A estimativa é que levará um tempo para que a Azul consiga chegar nos 6% de participação no mercado detidos por Ocean Air e WebJet, as duas menores do mercado, mas já consolidadas.Outro fator importante no desempenho da empresa, segundo o consultor Ruy Coutinho, da Latin Link, será a autorização para que ela possa operar em aeroportos rentáveis, como o Santos Dumont, no Rio.
Em março, as companhias terão de se esforçar para encher seus aviões e aí vão travar uma verdadeira disputa tarifária, reforça o diretor da Multiplan Consultoria, Paulo Sampaio.As projeções dos analistas para o setor em 2008 apontam crescimento entre 8% e 9%. Para 2009, a estimativa é de alta de 4%. Mas este indicativo precisa ser contrabalançado com o aumento da oferta pois, para atender a elevação da demanda acima de 10% nos últimos anos, as empresas procuraram ampliar suas frotas.
Depois do carnaval, o mercado vai cair na real. Haverá uma diminuição no volume de passageiros não corporativos e mesmo as viagens bancadas pelas empresas vão cair. A tendência é de que os deslocamentos sejam substituídos por meios tecnológicos, vídeo e teleconferências, diz Ruy Coutinho.Para Sampaio, a disputa tarifária será liderada por Gol e TAM, donas de 93% do mercado brasileiro, com mais de cem aviões cada. A grande incógnita em 2009, diz, será a Gol, que responde por 40,5% do mercado doméstico.
Segundo ele, a empresa oferece um serviço de bordo "espartano" e cobra praticamente os mesmos preços da TAM.
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