FERNANDO PINTO. Desde Varig a TAP
Resultados em sua gestão na Varig
''A empresa cresceu e reduziu sua divida[...]Estava no caminho certo, depois aconteceu os problemas que a gente já conhece.''
''A empresa cresceu e reduziu sua divida[...]Estava no caminho certo, depois aconteceu os problemas que a gente já conhece.''
Motivos do fracasso Varig
''Ela enfrentou sérias crises, desvalorização da moeda, petróleo caro e 11 de setembro quando era uma empresa muito dependente do mercado americano.[...]A Fundação Rubem Berta comandou o processo de transição, numa mudança que culminou não só a minha saída, mas com a de outros diretores.''
''Ela enfrentou sérias crises, desvalorização da moeda, petróleo caro e 11 de setembro quando era uma empresa muito dependente do mercado americano.[...]A Fundação Rubem Berta comandou o processo de transição, numa mudança que culminou não só a minha saída, mas com a de outros diretores.''
Quais são os resultados alcançados em sua gestão na TAP?
''Nos dois anos antes de eu chegar, a empresa havia perdido de 110 a 120 milhões de euros por ano. Na verdade fui convidado para assumir a Swiss, num processo de privatização.[...]Tornei-me presidente da TAP, que se manteve estatal.''
''Nos dois anos antes de eu chegar, a empresa havia perdido de 110 a 120 milhões de euros por ano. Na verdade fui convidado para assumir a Swiss, num processo de privatização.[...]Tornei-me presidente da TAP, que se manteve estatal.''
Primeiros passos numa empresa em situação tão problemática
''Montamos um programa para mostrar a Comissão Européia de que era possível salvar a empresa sem ajuda do Estado. Aprovado o programa nossa equipe passou a executá-lo[...]''
''Montamos um programa para mostrar a Comissão Européia de que era possível salvar a empresa sem ajuda do Estado. Aprovado o programa nossa equipe passou a executá-lo[...]''
O programa de recuperação
O projeto era de estar no azul em três anos. No primeiro ano perdemos 40 milhões de euros. No segundo, perdemos 5 milhões de euros, resultados previstos em nosso programa. No terceiro ano, tivemos lucros de 20 milhões de euros, o que se manteve até o ano passado, quando o resultado positivo foi de 33 milhões de euros, o recorde da companhia até hoje. O exercício de 2008 vai ficar no negativo. Não tem saída.
O projeto era de estar no azul em três anos. No primeiro ano perdemos 40 milhões de euros. No segundo, perdemos 5 milhões de euros, resultados previstos em nosso programa. No terceiro ano, tivemos lucros de 20 milhões de euros, o que se manteve até o ano passado, quando o resultado positivo foi de 33 milhões de euros, o recorde da companhia até hoje. O exercício de 2008 vai ficar no negativo. Não tem saída.
Segredos para vencer a burocracia
Com a burocracia, não tive problemas. Pelo contrário, há coisas aqui que surpreendem. Por exemplo: criamos uma empresa subsidiária em apenas uma hora.[...]
Com a burocracia, não tive problemas. Pelo contrário, há coisas aqui que surpreendem. Por exemplo: criamos uma empresa subsidiária em apenas uma hora.[...]
Obstáculos em presidenciar uma estatal portuguesa
No começo. sim. Até porque a visibilidade da TAP aqui é enorme, maior que a da Varig nos bons tempos no Brasil. Ela é querida pelos portugueses.[...]
No começo. sim. Até porque a visibilidade da TAP aqui é enorme, maior que a da Varig nos bons tempos no Brasil. Ela é querida pelos portugueses.[...]
O seu sucesso no Nordeste do Brasil
O destino Brasil como um todo é responsável por 28% de recita TAP, somando portugueses, europeus em geral e brasileiros que voam conosco.
O destino Brasil como um todo é responsável por 28% de recita TAP, somando portugueses, europeus em geral e brasileiros que voam conosco.
Outras rotas
A África é muito forte: Angola, Moçambique , África do Sul e Dacar. Temos oito destinos na Africa e agora abrimos Casablanca com conexões para o Brasil. Para Paris e outras cidades francesas, temos 20 vôos diários.
Ocupação nos vôos
Setenta por cento, em média.
A África é muito forte: Angola, Moçambique , África do Sul e Dacar. Temos oito destinos na Africa e agora abrimos Casablanca com conexões para o Brasil. Para Paris e outras cidades francesas, temos 20 vôos diários.
Ocupação nos vôos
Setenta por cento, em média.
Planos para a frota
No ano que vem vamos receber seis A-320. quatro deles para substituir modelos antigos,[...]Com isso ficaremos com a frota completamente modernizada.
No ano que vem vamos receber seis A-320. quatro deles para substituir modelos antigos,[...]Com isso ficaremos com a frota completamente modernizada.
Frota para longa distância
Há pedidos feitos para 12 Airbus A-350. Hoje temos 16 aviões, sendo quatro quadrijatos modelo A-340 e oito A-330.
Há pedidos feitos para 12 Airbus A-350. Hoje temos 16 aviões, sendo quatro quadrijatos modelo A-340 e oito A-330.
Relação TAP Star Alliance
É muito importante, tivemos receita de 30 milhões de euros só por causa da Star.
É muito importante, tivemos receita de 30 milhões de euros só por causa da Star.
TAP e Embraer, jatos em jogo?
[...]No futuro podemos considerar os 190 da Embraer na substituição dos Fokker 100 da Portugalia.
[...]No futuro podemos considerar os 190 da Embraer na substituição dos Fokker 100 da Portugalia.
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