quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

GENTE: Fernando Pinto

Foi republicado especialmente para os leitores que não leram.

FERNANDO PINTO. Desde Varig a TAP

Resultados em sua gestão na Varig
''A empresa cresceu e reduziu sua divida[...]Estava no caminho certo, depois aconteceu os problemas que a gente já conhece.''

Motivos do fracasso Varig
''Ela enfrentou sérias crises, desvalorização da moeda, petróleo caro e 11 de setembro quando era uma empresa muito dependente do mercado americano.[...]A Fundação Rubem Berta comandou o processo de transição, numa mudança que culminou não só a minha saída, mas com a de outros diretores.''

Quais são os resultados alcançados em sua gestão na TAP?
''Nos dois anos antes de eu chegar, a empresa havia perdido de 110 a 120 milhões de euros por ano. Na verdade fui convidado para assumir a Swiss, num processo de privatização.[...]Tornei-me presidente da TAP, que se manteve estatal.''

Primeiros passos numa empresa em situação tão problemática
''Montamos um programa para mostrar a Comissão Européia de que era possível salvar a empresa sem ajuda do Estado. Aprovado o programa nossa equipe passou a executá-lo[...]''

O programa de recuperação
O projeto era de estar no azul em três anos. No primeiro ano perdemos 40 milhões de euros. No segundo, perdemos 5 milhões de euros, resultados previstos em nosso programa. No terceiro ano, tivemos lucros de 20 milhões de euros, o que se manteve até o ano passado, quando o resultado positivo foi de 33 milhões de euros, o recorde da companhia até hoje. O exercício de 2008 vai ficar no negativo. Não tem saída.

Segredos para vencer a burocracia
Com a burocracia, não tive problemas. Pelo contrário, há coisas aqui que surpreendem. Por exemplo: criamos uma empresa subsidiária em apenas uma hora.[...]

Obstáculos em presidenciar uma estatal portuguesa
No começo. sim. Até porque a visibilidade da TAP aqui é enorme, maior que a da Varig nos bons tempos no Brasil. Ela é querida pelos portugueses.[...]

O seu sucesso no Nordeste do Brasil
O destino Brasil como um todo é responsável por 28% de recita TAP, somando portugueses, europeus em geral e brasileiros que voam conosco.

Outras rotas
A África é muito forte: Angola, Moçambique , África do Sul e Dacar. Temos oito destinos na Africa e agora abrimos Casablanca com conexões para o Brasil. Para Paris e outras cidades francesas, temos 20 vôos diários.
Ocupação nos vôos
Setenta por cento, em média.

Planos para a frota
No ano que vem vamos receber seis A-320. quatro deles para substituir modelos antigos,[...]Com isso ficaremos com a frota completamente modernizada.

Frota para longa distância
Há pedidos feitos para 12 Airbus A-350. Hoje temos 16 aviões, sendo quatro quadrijatos modelo A-340 e oito A-330.

Relação TAP Star Alliance
É muito importante, tivemos receita de 30 milhões de euros só por causa da Star.

TAP e Embraer, jatos em jogo?
[...]No futuro podemos considerar os 190 da Embraer na substituição dos Fokker 100 da Portugalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite o nome - no campo abaixo - de uma companhia aérea como TAM, Gol, Azul para ler todas as notícias publicadas sobre esse assunto escolhido.

aviation magazine busca

Leia nossa série de Nostalgia aqui no Aviation Magazine.
Clique na imagem abaixo para ler.

DESTAQUE - FEATURED

DESTAQUE - FEATURED
Dubai | Destination

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro | Destination

Flight Note | TAM

Editorial | Velhos Tempos

Nova série WINGLETS.

New York | Destination

Leia já

Leia já
Constellation | Aeronaves

Visitantes Visitors