Considerando a impossibilidade atual de abrir novos horários de operação no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, a companhia aérea portuguesa TAP anunciou que buscará soluções de crescimento a partir do interior São Paulo. A proposta inicial é de voar três vezes por semana de Lisboa para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, passando a ter 17 voos semanais entre a Europa e o Estado de São Paulo. O plano ainda está em fase de negociações com as autoridades brasileiras. Atualmente, a TAP Portugal oferece ligações para a Europa, partindo de oito capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para a Europa.
Fonte: Revista Flap
O aeroporto de Viracopos, em Campinas, no estado de São Paulo vai receber, a partir de Julho, três frequências semanais da transportadora aérea portuguesa, anunciou ontem o vice-presidente da companhia, Luiz da Gama Mór, em conferência de imprensa durante a BTL. Assim, a TAP terá 17 ligações semanais à região de São Paulo, totalizando 70 voos por semana para o Brasil.
Nas proximidades de Campinas, o aeroporto de Viracopos, hub da mais nova companhia aérea brasileira, Azul, é já utilizado também pela Gol e TAM, tendo em 2009 registado um crescimento de 196,7 % em número de passageiros de 2008 para 2009, tendo passado de um milhão para cerca de três milhões. A partir de Julho, a TAP será a primeira companhia aérea internacional a operar para aquele aeroporto. "Somos inovadores, abrimos caminho, a TAP é a primeira companhia aérea internacional a operar em Viracopos. Dentro de algum tempo vão seguir-se outras", disse Luiz Mór, acrescentando que “a TAP precisa desta diversificação. Esta é a nossa principal vantagem competitiva”. Segundo o executivo, o aeroporto de Viracopos é um bom distribuidor de tráfego e funciona bem, pelo que está a ter a preferência de muitos paulistas, do interior e não só, dado o congestionamento do aeroporto de Guarulhos. O aumento da oferta para o estado de São Paulo prende-se, segundo Mór, com o facto de este estado ser “o primeiro emissor de passageiros”.
Ainda no que se refere ao Brasil, Luiz Mór anunciou que a partir de Junho a companhia deixará de realizar voos nocturnos, adiantando igualmente que o objectivo para este ano relativamente às rotas para o Brasil é aumentar as receitas em 11%. A este nível, e também em termos de passageiros transportados, a rota que se apresenta mais frágil é Natal, garantindo no entanto que não é deficitária.
Em 2009 o número de passageiros transportados nas rotas do Brasil caiu 4,6%, mas no último trimestre já houve recuperação, tendo sido registado um aumento de 6,7% de passageiros face a igual período de 2008, com Dezembro a registar subidas homólogas de 11,5%.
Aliás, 2009 foi negativo em todos sectores de rede, à excepção de África, onde se registou um aumento de 6,4% no número de passageiros transportados. O ano passado a companhia chegou a anunciar a abertura de uma rota para Argel, que não arrancou, e segundo adiantou Mór continua em “standby”. Quanto a 2010, e em termos de receitas, a estimativa e um crescimento de 6,3% na rede africana.
Fonte: Turisver
Nenhum comentário:
Postar um comentário