terça-feira, 19 de janeiro de 2010

JAL pede concordata


A Japan Airlines Corporation, Japan Airlines International Co., Ltd. e Jal Capital Co., Ltd. Entraram com pedido de concordata junto à Enterprise Turnaround Initiative Corporation of Japan (ETIC) para iniciar sua reestruturação. O pedido foi aceito. Além disso, a Jal entrou com petições para iniciar sua reestruturação junto à Corte Distrital de Tóquio. A corte já nomeou a ETIC e Eiji Katayama como trustees (gestores) da reorganização. Em seu comunicado, a Jal pede desculpas aos acionistas, fornecedores e demais envolvidos nas operações da empresa pelo “inconveniente e preocupação que essa situação possa causar”.

Os gestores hoje obtiveram autorização para que continue o pagamento de certas transações, como combustível e leasing. A Jal também obterá um financiamento para dar continuidade a seu negócio. Segundo a empresa, que ainda está em meio a uma disputa entre American Airlines e Delta para trocar de aliança (hoje a companhia é da Oneworld), os bilhetes aéreos e o programa de milhas estão garantidos. As operações não serão interrompidas e a empresa promete se empenhar para que os efeitos nos consumidores sejam evitados.

A companhia, fundada em 1953, acredita que renascerá mais forte depois desse processo de reestruturação. A Jal tem 66% de market share internacional no Japão e 46% doméstico. Opera 1,1 mil voos diários e cita, como fatores que levaram aos problemas que culminaram com a concordata, desde os atentados de 11/9/01, até a Sars e a Guerra do Iraque, eventos que criaram um ambiente bastante difícil para as viagens internacionais. A empresa havia recebido empréstimo de 100 bilhões de yen em junho do ano passado.

O plano de reestruuração inclui a substituição de aeronaves por outras mais eficientes, principalmente jatos regionais; o aumento de produtividade e a revisão de sua força de trabalho; flexibilidade no planejamento de rotas e horários, em um processo mais intenso de yield; otimizar as alianças e usar os benefícios da política de Céus Abertos com os EUA; criar um modelo low cost para voos locais; e manter investimentos na renovação da frota e na implantação de sistemas de TI.

Fonte: Panrotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite o nome - no campo abaixo - de uma companhia aérea como TAM, Gol, Azul para ler todas as notícias publicadas sobre esse assunto escolhido.

aviation magazine busca

Leia nossa série de Nostalgia aqui no Aviation Magazine.
Clique na imagem abaixo para ler.

DESTAQUE - FEATURED

DESTAQUE - FEATURED
Dubai | Destination

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro | Destination

Flight Note | TAM

Editorial | Velhos Tempos

Nova série WINGLETS.

New York | Destination

Leia já

Leia já
Constellation | Aeronaves

Visitantes Visitors