quinta-feira, 27 de agosto de 2009

DESTAQUE:Recife perde voo da Delta para EUA



Depois da American Airlines, TAP e TAM, americana Delta também muda rotas saindo do Recife. Trecho para Atlanta foi suspenso e, agora, cancelado
A crise financeira parece estar superada, no Brasil. Mas, por ser global, continua produzindo seus efeitos por aqui, especialmente no setor aéreo, prejudicado pela Gripe A (H1N1). A norte-americana Delta Airlines confirmou o cancelamento de sua rota entre o Recife e Atlanta (EUA), depois de ter anunciado, há pouco mais de um mês, que o voo seria suspenso apenas temporariamente. Durante o ano, a crise já havia obrigado TAP, American Airlines e TAM a modificar suas rotas de Pernambuco para o exterior, seja por curto período de tempo ou em definitivo.
No dia 21 de julho, a Delta informava que suspenderia a rota Recife-Atlanta no dia 2 de setembro, com retomada de 6 a 19 de outubro e, após nova parada, reinício “definitivo” a partir de 15 de novembro. Mas uma mudança de planos da aérea surpreendeu o administrador João Paulo Leitão, 33 anos, que vive no Canadá. Ele comprou passagens para fazer uma conexão nos Estados Unidos e vir ao Recife no final do ano, dia 10 de dezembro, com retorno para Montreal dia 26 de dezembro. A esposa dele voltaria ao Canadá em 2 de janeiro. Segundo o anúncio original, de um mês atrás, o voo Recife-Atlanta já estaria novamente disponível.
“Fiquei despreocupado quando vi que era algo temporário. Para minha surpresa, não é mais. Ontem (no último domingo), eu e minha esposa fomos notificados do cancelamento. Ou, como nos disseram, ‘this route will be discontinued’ (esta rota será descontinuada)”, comenta João Paulo.
A reportagem do JC procurou a companhia, que se manifestou através de comunicado. “A Delta Air Lines informa que a rota Recife-Atlanta será cancelada por tempo indeterminado. O motivo para o cancelamento é a necessidade da companhia de se ajustar à capacidade de acordo com a demanda no contexto econômico atual”, diz o texto da aérea.
Para João Paulo e a esposa, a alternativa para a viagem foi uma rota Montreal-Atlanta e, de lá, um voo para Guarulhos, com nova conexão para o Recife.
SEM PARIS
Em outro cancelamento, a TAM deixou de voar entre o Recife e Paris no último dia 13, sem data para retomar a operação, embora classifique a parada de “temporária”.
Este ano, duas outras empresas chegaram a reduzir por pouco tempo seus voos internacionais do Recife: a TAP, para Lisboa, e a American Airlines, para Miami. De acordo com a Delta, seus voos para São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Fortaleza não serão afetados pela suspensão, assim como a nova rota Brasília-Atlanta, partir de 19 de dezembro.
de: Direto da Pista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite o nome - no campo abaixo - de uma companhia aérea como TAM, Gol, Azul para ler todas as notícias publicadas sobre esse assunto escolhido.

aviation magazine busca

Leia nossa série de Nostalgia aqui no Aviation Magazine.
Clique na imagem abaixo para ler.

DESTAQUE - FEATURED

DESTAQUE - FEATURED
Dubai | Destination

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro | Destination

Flight Note | TAM

Editorial | Velhos Tempos

Nova série WINGLETS.

New York | Destination

Leia já

Leia já
Constellation | Aeronaves

Visitantes Visitors