As declarações foram feitas por Janot durante palestra na sede da CNC no Rio de Janeiro. Segundo ele, a Azul trouze para o mercado uma política de tarifas elásticas e uma nova filosofia de trabalho. "Não viemos concorrer com a Gol e a Tam, mas criar uma nova alternativa já que a nossa proposta e estrutura são completamente diferentes. Estimula-se inclusive que mais pessoas possam viajar d avião".
Ele completou dizendo que a a malha aérea da Azul trouxe para o mercado novas cidades que não eram atendidas pela Tam e Gol. Pedro Janot chegou a citar como exemplo o aeroporto de Viracopos, onde Tam e Gol chegaram a aumentar o número de passageiros por mês em função da chegada da Azul. "Quando iniciamos operaçãoes em Viracopos, o número de passageiros por dia para Salvador saltou de 35 para mais de 400. E a tarifa normal, que era de mais de R$ 600, caiu para menos de R$ 200.
Lembrou que até mesmo a concorrência acabou beneficiada com a chegada da Azul e citou o fato de que "a Tam passou a transportar mais de 10 mil passageiros depois da nossa chegada lá", explicou. O presidente da Azul fez duras críticas ao trabalho da Infraero pela falta de melhor infra-estrutura nos aeroportos. Citou como exemplo o fato de não poder utilizar o aeroporto de Navegantes em Santa Catarina porque o mesmo não conta com apoio de um único carro do corpo de bombeiros para atender a emergências.
Ao fazer uma análise do mercado da aviação no Brasil lembrou que 70% do tráfego de passageiros atende ao segmento corporativo. Segundo ele a Tam e a Gol têm produtos direcionados apenas para atender às classes A e B.
"Nós queremos aproveitar que a faixa da classe C foi ampliada com a chegada de mais de 20 milhões de consumidores que tiveram seu poder aquisitivo melhorado e trabalhar este nicho pois estamos praticando a inclusão aérea oferecendo tarifas a preço de ônibus a quem compra com mais de 30 dias de antecedência", lembrou.
Em relação às razões do sucesso da Azul atribuiu a política de preços acessíveis com alto padrão de serviço. "Com a nossa chegada provocamos o chamado efeito azul no mercado e que trouxe benefícios ao passageiro que só contava com duas empresas para servi-lo".
Durante a reunião na sede da CNC, foram empossados novos conselheiros, entre eles, Roberto Dultra, presidente da Bito, Paulo Wiedmann, consultor da Abav, o brigadeiro Allemander Pereira, entre outros.
De>M&E
Imagens> PR-AYA da Azul e mais uma vez o Azulville
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