quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Comandante da Azul, sugere aeroporto regional para Novo Hamburgo

Novo Hamburgo - O comandante da empresa que mais cresceu no mundo com 1 milhão de passageiros em oito meses, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Régis da Silva Brito, sugeriu – durante uma visita a Novo Hamburgo na última semana – que o município hamburguense deveria ter um aeroporto regional. Morador de Montenegro, Brito esteve na cidade acompanhado do sócio-fundador da empresa aérea, David Neeleman. Melhor logística, evitando o caos da BR-116, para quem precisa o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e crescimento da economia da região são aspectos citados para o investimento. Seu comentário, no entanto, embora agrade a área empresarial, esbarra em algumas situações técnicas e financeiras apontadas pela prefeitura, pelo Departamento Aeroportuário do Estado da Secretaria Estadual de Infraestrutura e presidencia do Aeroclube de Novo Hamburgo. Britto diz que o primeiro passo para a ideia decolar seria a criação de uma comissão de entidades empresariais interessada em formatar um plano de ação e apresentá-lo a uma representação política que possa levá-lo à esfera federal. Somado a isso, a comunidade deveria se conscientizar da necessidade e importância e, com isso, os municípios do Vale do Sinos unirem-se em torno do projeto. O prefeito Tarcísio Zimmermann também cita a proximidade e a complexidade de instituir um aeroporto como impeditivos. "É algo desejável, mas não é provável de acontecer, pois envolve estudos técnicos complexos e o Município não tem condições financeiras de bancar", acrescenta. O engenheiro do DAE, Fernando Cavalcanti Bizarro, relata que conforme o Plano Aeroviário do Estado do Rio Grande do Sul (Pargs), feito em 2003, Novo Hamburgo foi selecionada para compor a Rede Estadual de Aeroportos devido ao alto potencial sócio-econômico apresentado no contexto estadual. No entanto, face à proximidade com Porto Alegre, não está prevista a operação de tráfego regular no Município. "Novo Hamburgo está há 40 quilômetros da capital e o que pode determinar o investimento de um aeroporto é demanda regular de passageiros, mas não tem sentido investir milhões tão próximo de Porto Alegre", acrescenta Bizarro.
de> Diário de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite o nome - no campo abaixo - de uma companhia aérea como TAM, Gol, Azul para ler todas as notícias publicadas sobre esse assunto escolhido.

aviation magazine busca

Leia nossa série de Nostalgia aqui no Aviation Magazine.
Clique na imagem abaixo para ler.

DESTAQUE - FEATURED

DESTAQUE - FEATURED
Dubai | Destination

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro | Destination

Flight Note | TAM

Editorial | Velhos Tempos

Nova série WINGLETS.

New York | Destination

Leia já

Leia já
Constellation | Aeronaves

Visitantes Visitors