A Continental Airlines anunciou que recebeu a aprovação experimental do Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT) para aderir à Star Alliance, permitindo à companhia aérea expandir os seus laços comerciais com concorrentes nos Estados Unidos e no estrangeiro.
Em comunicado a companhia aérea informa que os reguladores federais norte-americanos aprovaram provisoriamente o seu pedido de isenção das leis anti-trust para poder fazer parte da aliança.
A companhia norte-americana pretende fazer uma parceria com a United Airlines e Lufthansa nos voos inter-continentais e eventualmente em voos para a América Latina e Ásia e sem a aprovação do DOT, as companhias estariam a infringir a lei que proíbe as transportadoras de partilhar informação sobre horários e tarifas.
A entrada da Continental na Star Alliance vai trazer benefícios para os consumidores globamente e preservar a concorrência no mercado doméstico e os empregos, diz o CEO da Continental, Larry Kellner, citado no comunicado.
“A imunidade anti-trust vai permitir às companhias aumentar os seus serviços nos mercados internacionais, dar mais opções aos consumidores e reduzir tarifas”, diz a Continental que cita um comunicado do DOT.
Além da Continental e United Airlines, também a Air Canada, Austrian, bmi, Lufthansa, LOT Polish Airlines, Scandinavian Airlines, Swiss e TAP, também membros da Star Alliance, recebem a aprovação do DOT para imunidade anti-trust.
A Continental recebeu ainda aprovação para uma joint-ventura com a United Airlines, Air Canada e Lufthansa, diz o mesmo comunicado. O DOT propôs 18 meses para efectivar a joint-venture como condição para a sua aprovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário