segunda-feira, 6 de abril de 2009

Carta ao Aviador

Carta ao Aviador Liquidação de passagens

Desde a chegada da Azul Linhas Aéreas, em janeiro deste ano, a nova companhia tem como principal objetivo tornar mais competitivo o mercado aéreo através de baixas tarifas. As companhias que quisessem acompanhar a concorrência, teria de abaixar a suas tarifas. Logo depois da primeira semana em que a Azul entrou em operações, TAM e Gol – Varig, reduziram o preço de suas passagens com o intuito de entrar no jogo da Azul, cujo foi bem estratégico.

Três meses mais tarde, a companhia low-cost, webjet, lançou uma promoção arrasadora, isso no final de março. Obrigatoriamente as outras empresas introduziram passagens mais baratas, TAM foi a primeira a se manifestar, e além de reduzir os preços incluiu no aniversário de 15 anos do Programa de Fidelidade TAM uma promoção que oferecia milhas em dobro para quem voasse pela empresa para os Estados Unidos. Ao mesmo tempo, no hemisfério norte, Delta lança uma promoção, reagindo a liquidação de passagens feita pela companhia brasileira, TAM. E como reagiu, pois como a Delta está com uma participação bastante ativa no Brasil, não faltaram clientes e sucesso nessa campanha. No dia 3 de abril, a Gol anuncia a Megapromoção com duração de 5 dias de vendas de passagens a baixo custo, além de firmar um acordo com a Air France-KLM, o que possibilita o maior acumulo de milhas tanto no programa Smiles quanto no Flying Blue da empresa européia.

Além disso, o acordo da Gol-Varig com a Air France-KLM torna fácil o crescimento da empresa brasileira, mas também o seu acesso a uma aliança global. A Gol-Varig também já tem um acordo com a American Airlines. Isso quer dizer que o grupo pode escolher, no futuro entre a aliança oneworld ou Skyteam.

A TAM também amplia suas relações com as outras companhias aéreas. Assinou code-share com a Pluna, e compartilha voos com a Lufthansa. Isso demonstra que a TAM está buscando se fortalecer diante da cirse.

Ou seja, através de fusões, ou até mesmo alianças, fazem com que as empresas se sintam mais seguras, nesse cenário onde demissões em massa e prejuízos amedrontam os donos de empresas, induzindo-os a fazerem o mesmo em tais companhias

Concluindo, essas séries de promoções que estão sendo geradas por agora são uma maneira das empresas saírem da crise. A partir do momento em que as tarifas abaixam, clientes pagam menos e de qualquer forma a companhia sai ganhando com o aumento de vendas, a competitividade aumenta entre as empresas fazendo o consumidor optar pela melhor custo-beneficio. É importante frisar que esse modelo de cativar o cliente através de preços mais acessíveis, não ocorre apenas no meio da aviação, mas também no automobilístico. Final das contas, os três lados saem no lucro. As empresas, o consumidor e o Governo.


Por Felipe Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite o nome - no campo abaixo - de uma companhia aérea como TAM, Gol, Azul para ler todas as notícias publicadas sobre esse assunto escolhido.

aviation magazine busca

Leia nossa série de Nostalgia aqui no Aviation Magazine.
Clique na imagem abaixo para ler.

DESTAQUE - FEATURED

DESTAQUE - FEATURED
Dubai | Destination

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro | Destination

Flight Note | TAM

Editorial | Velhos Tempos

Nova série WINGLETS.

New York | Destination

Leia já

Leia já
Constellation | Aeronaves

Visitantes Visitors