domingo, 29 de março de 2009

Embraer atinge lucro liquido de R$ 428,8 milhões em 2008




A carteira de pedidos firmes da Embraer encerrou o 4T08 em US$ 20,9 bilhões, representando uma queda de 3,2% em relação ao trimestre anterior, já refletindo os impactos da crise econômica mundial iniciada em setembro de 2008. Nesse período, a Empresa vendeu 11 aeronaves comerciais, ou cerca de 10% do total de 112 novos pedidos assinados em 2008. A carteira de pedidos firmes de E-Jets acumulou o total de 876 pedidos firmes e 810 opções de compra.


A empresa informa que o lucro líquido anual da Embraer em 2008 foi computado levando-se em consideração as novas práticas contábeis brasileiras, emitidas em linha com a convergência para as normas internacionais de contabilidade, principalmente no que se refere à Deliberação da CVM nº 534/08, que aprovou o Pronunciamento Técnico CPC 02 – Efeito das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis, estabelecendo o conceito da moeda funcional. Em conseqüência, a Empresa concluiu que o Dólar norte-americano é a sua moeda funcional e, para melhor entendimento, seus efeitos estão detalhados na nota explicativa 2 – Apresentação das Demonstrações Financeiras, que acompanha as Demonstrações Financeiras de 2008.


De acordo com o relatório, o último trimestre de 2008, a Embraer ampliou o número de clientes na carteira de pedidos firmes de jatos da família Embraer 170/190 de E-Jets, com a venda de 11 aeronaves para a British Airways, do Reino Unido. A Empresa entregou os primeiros Embraer 190 para a KLM Cityhopper, da Holanda, e Embraer 195 para a Azul Linhas Aéreas, a primeira companhia aérea brasileira a operar um E-Jet. A Regional - Compagnie Aérienne Européene, subsidiária integral da Air France, recebeu o 500º Ejet produzido pela Embraer. As novas vendas de jatos executivos da família Phenom aumentaram o número de contratos firmes para mais de 800 aeronaves. O jato Phenom 100, da categoria entry level, obteve o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Federal Aviation Administration (FAA), autoridades de aviação civil do Brasil e dos Estados Unidos, e as duas primeiras unidades foram entregues. O Lineage 1000, jato da categoria ultra-large, recebeu no final do ano o Certificado de Tipo da ANAC e da European Aviation Safety Agency (EASA), além da Certificação de Tipo Suplementar (Supplemental Type Certificate – STC) da FAA.


Destaques de 2008 - No primeiro trimestre de 2008 (1T08), a Embraer firmou contrato de venda de 36 jatos Embraer 195 para a mais nova empresa aérea brasileira, a Azul Linhas Aéreas. A primeira aeronave Embraer 195 foi entregue para a companhia aérea em dezembro de 2008. A carteira de clientes da Embraer se diversificou ainda mais ao longo do ano. No 1T08, a Air Moldova, da Moldávia, e a empresa de leasing Jetscape, dos Estados Unidos, entraram para a lista de novos clientes. A Embraer também assinou novos contratos de venda com a Regional, subsidiária integral da Air France, EgyptAir, do Egito, Finnair, da Finlândia, e M1 Travel, do Líbano, além da norte-americana JetBlue, que confirmou três opções de compra e aumentou para 104 o total de aeronaves encomendadas.

No segundo trimestre de 2008, a Embraer assinou contratos de pedidos firmes com o ETA Star Group, de Dubai, e com a empresa brasileira TRIP Linhas Aéreas, que encomendou cinco jatos Embraer 175. No segmento de Defesa e Governo, a Empresa vendeu dois Embraer 190 para o Governo Brasileiro, aeronaves que serão utilizadas para o transporte de autoridades governamentais.


No terceiro trimestre, destaque para a participação da Embraer na 46ª edição do tradicional Show Aéreo Farnborough, na Inglaterra. Nessa ocasião, a Empresa anunciou novas vendas de aeronaves para a Kun Peng Airlines, da China, Aeroméxico, nasair aviation, da Arábia Saudita, e NIKI, da Áustria, encerrando o trimestre com uma carteira de pedidos firmes recorde de US$ 21,6 milhões.

No quarto trimestre, a Embraer fechou contrato para 11 pedidos firmes de E-Jets com a British Airways, da Inglaterra, aeronaves que serão operadas pela BA CityFlyer. No mesmo período, a lista de novos operadores deu as boas-vindas à Virgin Nigeria, da Nigéria, JAL, do Japão, KLM cityhopper, da Holanda, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, e Arkia, de Israel, que se juntaram à Kun Peng e Grand China Express (controlada pelo Grupo Hainan), da China, Montenegro Airlines, da República de Montenegro, TACA, de El Salvador, Flybaboo, da Suíça, e nasair aviation, da Arábia Saudita, empresas que iniciaram em 2008 operações com o E-Jets da Embraer, família de jatos comerciais com capacidade de 70 a 122 assentos que teve a 500ª aeronave entregue à empresa francesa Regional, em dezembro.

O último trimestre de 2008 também foi marcado pela entrega dos dois primeiros jatos Phenom 100, da categoria entry level, e pela certificação do jato Lineage 1000, da categoria ultra-large. Com as novas vendas de jatos executivos da família Phenom, o número de contratos firmes ultrapassou 800 aeronaves.

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