shopping em Goiânia.
Um avião que havia sido sequestrado nas proximidades de Brasília caiu sobre vários carros no estacionamento do maior shopping center de Goiânia, nesta quinta-feira, causando a morte dos dois ocupantes --o piloto e a filha dele, de cinco anos de idade.
Segundo a Polícia Militar de Goiás, há suspeitas de suicídio porque a aeronave, de prefixo PT-VFI, estava abastecida e tinha autonomia para cinco horas de voo, o que afasta a possibilidade de pane seca.
Horas antes do incidente, de acordo com a PM, foi registrada uma ocorrência de uma mulher que foi atirada de um carro em movimento e, posteriormente, foi confirmado que se tratava da mulher do piloto.
O avião, pertencente ao aeroclube de Brasília, foi roubado em Luziânia, nos arredores do Distrito Federal. Segundo nota da Força Aérea Brasileira, o PT-VFI foi acompanhado todo o tempo por caças da FAB, que não conseguiram entrar em contato por rádio com o piloto.
"Consumado o acidente aeronáutico, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) conduzirá as investigações necessárias a fim de identificar os fatores que contribuíram para a ocorrência", afirma o comunicado, que acrescenta que todos os procedimentos adotados pela Aeronáutica no caso foram acompanhados pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Segundo a PM goiana, a aeronave ficou completamente destruída, não houve princípio de incêndio e ninguém ficou ferido. O shopping foi esvaziado após a queda da aeronave, que aconteceu por volta de 18h20, segundo a PM.
Manobras por Goiânia
No dia da tragédia com um monomotor em Goiânia, um vizinho de Kleber Barbosa da Silva filmou com o celular o instante em que o avião passou a poucos metros do prédio onde morava. Especialistas ainda tentam entender como o seqüestrador conseguiu decolar com a aeronave e manobrá-la.
As imagens foram feitas por um vizinho de Kleber, o homem que roubou um avião e caiu com ele e a filha de cinco anos no estacionamento do maior shopping de Goiânia.
O delegado que ouviu o piloto do aeroclube de Luziânia, onde o avião foi roubado, diz que Kleber escolheu o modelo em que queria voar e demonstrou ter algum conhecimento do funcionamento de uma aeronave. "O Kléber fez perguntas inclusive usando termos técnicos demonstrando conhecimento mesmo que vulgar sobre o voo, perguntando inclusive como era feita a distribuiçãode combustível", diz o delegado Fabiano Medeiros.
As manobras perigosas feitas por Kleber no céu de Goiânia foram repetidas em um simulador de vôo: os rasantes, a passagem perto da torre de controle do aeroporto e o zigue zague entre os prédios e a queda. Situações que nenhum piloto experiente arriscaria. "Ele deu sorte no começo, as pessoas também. Mas no final ele deu azar. Não sabia nem os procedimentos normais troca de combustíveis de asa", diz Márcio Amaral, criador do simulador.
O dono da aeronave roubada por Kleber disse que um dos dois tanques ainda tinha combustível quando o monomotor caiu. Neste tipo de avião, é o piloto que determina qual tanque fornece combustível durante o voo. Os investigadores trabalham com duas hipóteses para explicar a tragédia: ou Kleber não conseguiu transferir a captação de gasolina de um tanque para o outro, ou simplesmente conduziu o avião rumo ao chão.
Para ver os vídeos, vá no site G1.com
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